quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PROFESSORES COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES EM SERGIPE

A partir da Nova Política da Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva/2008, o NAAH/S-SE redimensionou as ações do atendimento ao aluno para as 122 salas de recursos multifuncionais. Estes espaços estão em processo de implantação nas escolas estaduais de Sergipe. Essas unidades escolares foram evidenciadas no Censo Escolar com matrículas de alunos com necessidades especiais educacionais. Portanto, as diretrizes fomentam a formação continuada dos professores, o apoio aos sistemas de ensino e as parcerias com a comunidade, a exemplo do IRS, IFES, Sistema “S” entre outros.
Desde a implantação do NAAH/S-SE, em 2006, os cursos de sensibilização e de formação continuada para a comunidade escolar: professores e equipe diretiva foram intensificados no sentido de esses profissionais serem multiplicadores para o processo de identificação de alunos com altas habilidades/superdotação. Constatamos, nestes cursos, que há desinformação e incredibilidade _ por parte de nossos educadores _ quanto à temática para a indicação de alunos, nas unidades de ensino da Rede Pública Estadual. Porém, há professores que devido ao trabalho interdisciplinar descobrem alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação. E nessa trajetória, encontramos duas experiências de professoras que fazem um diferencial na vida desses educandos.
E sobre as quais faremos um breve relado a seguir. Uma delas é a professora Marinêz Camilo Souza que diante do potencial criativo, apresentado por seus alunos em sala de aula, chegou até o NAAH/S-SE com o objetivo de encontrar ajuda para promover o desenvolvimento da capacidade produtiva desses alunos. A professora vem desde 2007 aprimorando a sua prática pedagógica. Para isto, vem especializando-se na área de educação especial. Nos anos de 2008 e 2009, a referida professora desenvolveu na extinta sala de recursos multifuncionais “Tobias Barreto”, instalada no Colégio E. Atheneu Sergipense, um atendimento voltado para os alunos com indicativos de altas habilidades/superdotação. Licenciada em Português /Inglês, pela UFS, a professora Marinêz, atualmente, continua lotada na Escola E. Sen. Lourival Fontes, bairro Santo Antônio/Aracaju, onde continua desenvolvendo suas atividades como docente e buscando, junto à comunidade escolar, um trabalho de identificação desse público.
A outra é a professora Tereza Cristina Santos, licenciada em Pedagogia, pela UFS e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Pio X e licenciada em Letras/Português, pela UNIT com pós-graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - RJ. No momento da divulgação da Etapa Estadual do 2º Prêmio Nacional Talento Literário/Poesia em Superdotação, organizado pela Biblioteca Nacional de Brasília, por ocasião da II Bienal Internacional de Poesia de Brasília, a professora Tereza Cristina Santos, lotada no Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo – DRE – 08, do município de Barra dos Coqueiros-SE. Apesar de não ter participado dos cursos supracitados, procurou o NAAH/S-SE, munida do texto a ser entregue para participar do referido prêmio. Trouxe consigo, também, uma revista intitulada “Especial Talentos” que fora elaborada pela mesma. Neste projeto, teve a colaboração da Associação de Artesões da Barra dos Coqueiros, na pessoa do Sr. Moacir Fábio S. da Cruz e ainda da equipe gestora da referida escola. Vale ressaltar que esse periódico traz a demonstração das habilidades e competências do aluno João Lucas S. Lisboa (17 anos), um talento especial. “É um jovem e promissor artesão. Espirituoso, criativo, faz amizades com facilidade e tem autonomia e responsabilidade naquilo que realiza.” Disse Tereza Cristina. “Desde pequeno sempre tive atração pela arte e aproveitei-a para expressar e manifestar meus sentimentos.” Disse João Lucas. Atualmente, o jovem continua na mesma escola onde cursa o Ensino Médio e frequenta a Sala de Recursos Multifuncionais para potencializar suas áreas de interesse.

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