segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que é o Conselho Brasileiro para Supersotação - ConBraSD?

O que é o ConBraSD ?

A área da superdotação é relativamente nova no Brasil e se, por um lado, a pesquisa e o desenvolvimento de projetos relacionados com a educação de crianças e jovens superdotados vêm despertando o interesse de muitas pessoas, por outro a existência de grande número de mitos, relacionados à área, mostram o desconhecimento sobre o assunto no país. Na verdade, embora internacionalmente se reconheça que os superdotados são peças-chave no desenvolvimento das nações, os esforços feitos no sentido de promover os talentos brasileiros ainda são tímidos e pouco eficientes, atingindo apenas uma pequeníssima parcela da população.

Hoje se constata a deficitária situação da educação no Brasil: os resultados alcançados pelos alunos do ensino regular apresentados nos relatórios da UNESCO e do IDEB demonstram esta realidade. O descaso com a educação, demonstrado pelo fracasso escolar e pelos baixos índices de escolaridade, oculta alunos muito capazes, precoces, brilhantes e muitas vezes autodidatas. É necessário que se melhorem as condições escolares de alunos superdotados para que eles possam se realizar no território que por excelência é o lugar da construção do conhecimento vindo, mais tarde, juntar esforços na conquista de um país mais justo e mais produtivo.

Reconhecendo que os esforços feitos durante as décadas de 70 a 90 não tinham sido suficientes para a superação das barreiras enfrentadas pelos alunos superdotados, muitas vezes impedidos de terem a educação a que têm direito por mitos oriundos do desconhecimento dos profissionais de educação com relação ao seu desenvolvimento, um grupo de profissionais da área e pais de alunos superdotados reuniu-se em 2002, em Vitória (ES), para discutir novos caminhos. Assim, durante a realização do I Seminário Estadual de Inclusão de Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, II Seminário Capixaba de Educação Inclusiva – com o tema “Talento, Educação, Profissionalização: Possibilidades de Autonomia”, o grupo deliberou sobre a criação de uma nova instituição não governamental que agregasse interessados, estudiosos e pesquisadores e defendesse os interesses dos alunos superdotados.

Naquela ocasião estiveram presentes as Doutoras Maria Helena Novaes, Dora Cortat Simonette, Eunice Soriano de Alencar, Denise Fleith, Zenita Cunha Guenther, Suzana Graciela Pérez Barrera Pérez, Cristina Maria Carvalho Delou e a Professora Luzimar Camões, técnica do MEC.

Num segundo momento o grupo, então ampliado para aproximadamente trinta profissionais da área, reuniu-se no Salão do ICBEU, em Lavras (MG), sob a organização da Dra. Zenita Cunha Guenther, para deliberar sobre o nome, a finalidade e a organização da nova instituição a ser criada. O reconhecimento de que o Brasil contava com importantes grupos para o atendimento especializado, pesquisadores, professores universitários, profissionais autônomos e pais reunidos em associações ou isoladamente fizeram com que a escolha por um Conselho prevalecesse sobre outras sugestões. Por outro lado, mesmo cientes das críticas que a palavra superdotação poderia sofrer, também optou-se, através do voto democrático, pelo seu uso.

Assim nasceu, em outubro de 2002, em Lavras, o Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD), sociedade não governamental, sem fins lucrativos, fundada oficialmente em 29 de março de 2003, em Brasília (DF). A primeira Diretoria, eleita então para o biênio 2003-2004, foi composta pelas Doutoras Angela Mágda Rodrigues Virgolim (Presidente) e Denise Fleith (Vice-Presidente. A segunda Diretoria foi composta pelas Doutoras Angela Mágda Rodrigues Virgolim (Presidente) e Cristina Maria Carvalho Delou (Vice-Presidente), para o biênio seguinte. Seguiu-se a eleição da Diretoria composta pelas Doutoras Susana Graciela Pérez Barrera Pérez (Presidente) e Nara Joyce Wellausen Vieira (Vice-Presidente), para o biênio 2007-2008, reeleita para o biênio seguinte.

Neste mês de janeiro de 2011 assumem a Diretoria do ConBraSD as Doutoras Cristina Maria Carvalho Delou (Presidente) e Maria Clara Sodré Salgado Gama (Vice-Presidente), para o biênio 2011-2012. Conforme a proposta apresentada aos sócios do ConBraSD no momento de sua eleição, a presente Diretoria tem como meta preponderante a articulação entre pessoas interessadas, especialistas e autoridades educacionais via site, blog, publicações, eventos e contatos de modo a favorecer ações que levem à integração dos indivíduos mais capazes e estimulem suas potencialidades através de educação condizente, a fim de favorecer-lhes a autorrealização para que se tornem fator de aceleração para a sociedade.

É uma trajetória que precisa continuar a ser construída com a participação de todos a benefício das futuras gerações brasileiras para a construção de um mundo melhor.


Matéria retirada do Conselho Brasileiro para Superdotação
Dia 21/02/2011.

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